Canal 9 VHF
http://www.tvsdorj.com/2010/12/canal-9-vhf.html
TV Continental (1959 - 1972)
A TV Continental é uma extinta emissora de TV do Rio de Janeiro, transmitida pelo canal 9 entre 1959 e 1972. Foi a terceira emissora inaugurada nesta cidade, após a TV Tupi (Canal 6) e a TV Rio (Canal 13).
Sua sede ficava na Rua das Laranjeiras, quase esquina com a rua Soares Cabral. A sede possuía o maior teatro do Rio.
Em 1971, pouco antes de sua falência a TV Continental foi despejada da Rua das Laranjeiras (onde hoje se localiza uma concessionária de automóveis) e mudou-se para um imóvel menor no bairro de Vila Isabel.
Em 1972, a TV Continental é arrendada à Ordem Religiosa dos Capuchinhos do Rio de Janeiro. Depois, tentou se reerguer com o nome de Tv Guanabara, e tinha apenas duas horas diárias de programação educativa.
TV Record Rio de Janeiro (1982 - 1987)
Em sua primeira versão, a TV Record Rio de Janeiro foi uma emissora de televisão que ocupou o canal 9 carioca entre 1982 e 1987. A base da programação era a da geradora da TV Record em São Paulo, acrescida de um número crescente de programas locais.
Em 1987, Silvio Santos vendeu sua parte da Record.
A TV Record só retornou ao Rio de Janeiro em 1992 pelo Canal 13.
TV Copacabana e TV Corcovado (1987 - 1992)
A TV Corcovado foi uma emissora de televisão que ocupou o canal 9 do Rio de Janeiro entre 1987 e 1992, com sede à rua General Padilha, 134, São Cristóvão. Foi fundada como TV Copacabana, a emissora foi a sucessora da TV Record.
Silvio Santos, após a venda da TV Record, permaneceu como dono do canal, que passou a ser uma espécie de subsidiária da TVS reapresentando suas séries, filmes e o Programa Silvio Santos.
O plano inicial era intitular a emissora de TV Copacabana, mas o nome foi mudado para TV Corcovado evitando conflito com a então Rádio Copacabana, pertencente ao Bispo Macedo.
MTV Brasil (1990 - 1991)
Em 1990 os horários da tarde e da noite da emissora foram inteiramente alugados à MTV Brasil. A faixa da manhã seguia ocupada por outros locatários.
TV Corcovado (Fim em 1992)
Em 1992, o contrato com a MTV Brasil foi rescindido e a TV Corcovado passou a integrar a Rede OM. Em 28 de fevereiro de 1992, Sílvio Santos foi obrigado a vender o canal por já possuir outra emissora na mesma cidade.
Rede OM (1992 - 1993)
Em março de 1992, a Rede OM celebrou contrato de fornecimento de programação à TV Gazeta de São Paulo. Estava assim construído alicerces para formação de um rede nacional de televisão.
Em 30 de março a programação gerada em Curitiba passou a ser retransmitida por dez emissoras no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e a partir de junho de 1995 chegava a Bahia através da TV Aratu. Assim, a Rede OM se tornou a primeira cadeia de televisão de abrangência nacional com sede fora do eixo Rio-São Paulo.
CNT (1993 - 2006)
Em 1993, houve uma reformulação na emissora e o nome Rede OM deixa de ser utilizado, dando lugar à Central Nacional de Televisão, com as iniciais da CNT. A emissora, que desde sua transformação em rede nacional alcançava o terceiro lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente.
Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "popularesca".
Depois que a Rede OM transformou-se em CNT, a emissora do Rio mudou o nome para CNT Rio de Janeiro. Durante a anos 90, produziu diversos programas jornalísticos e esportivos. Seus últimos foram o Jornal do Meio Dia, apresentado por Domingos Trevisan, Programa Wágner Montes e o Mesa Redonda Rio, apresentado por José Carlos Araújo.
Em junho de 2000 chega ao fim a parceria da CNT com a TV Gazeta, depois que a emissora paulista não renova afiliação com a CNT e inicia o projeto da Rede Gazeta.
TV JB (2007)
Foi inaugurada no Rio de Janeiro em 17 de abril de 2007 com transmissão inicialmente pela Central Nacional de Televisão (CNT) e na sua última semana de existência pela Rede Brasil de Televisão.
A TV JB transmitiu seis horas diárias de produção própria das 18h à 0h, um de seus programas eram "Telejornal do Brasil", "Na Rua", "Chat TV JB".
O canal teve sedes no Rio de Janeiro, Prédio do Jornal do Brasil, na GGP em São Paulo e em Brasília na sucursal de jornalismo do Grupo CBM.
Em 5 de setembro de 2007, a TV JB deixa de ir ao ar pela CNT devido a desentendimentos com a família Martinez, que voltou a assumir a cadeia de emissoras.
No dia 10 de setembro, a TV JB volta ao ar sendo transmitida pela Rede Brasil de Televisão.
Depois de uma semana de transmissões feitas através da Rede Brasil, a TV JB encerrou suas atividades definitivamente no dia 17 de setembro.
No Rio de Janeiro, com o fim da parceria entre Flávio Martinez (Dono da CNT) e Nelson Tanure (Dono do JB/TV JB/CBM), a então TV JB Rio de Janeiro voltou a se chamar CNT Rio de Janeiro.
CNT e seus Programas Locais
Atualmente a CNT possui apenas 3 programas próprios e locais aqui no Rio de Janeiro, e eles só são transmitidos só no Domingo.
Samba de Primeira - Programa sobre o mundo do carnaval e do samba. Apresentação de Jorge Perlingeiro. Domingo: 20h30min, agora ao vivo para todo o Brasil.
Balanço Esportivo - Programa esportivo das noites de domingo. A atração começa às 21h30min e tem o comando de Edilson Silva.
Jogo do Poder (Rio de Janeiro) - Programa de entrevistas. Vai ao ar aos domingos a partir das 23h.
Em Dezembro de 2009 a CNT Rio arrenda parte de sua programação a Igreja Mundial do Poder de Deus do apóstolo Valdemiro Santiago pela quantia mensal de R$ 3.000.000,00; dinheiro que inicialmente foi usado para reformar a sede da CNT carioca.
Anteriormente o mesmo horário era ocupado pelo missionário RR Soares que pagava um milhão a menos mensalmente.
Quando teremos realmento o sinal digital da cnt?
ResponderExcluirA TV JB deve ter sido a rede de televisão com o mais curto período no ar.
ResponderExcluirUma coisa que eu lembro que nesse canal em 1982 existiam alguns programas produzido por BB Video (Billy Bond Video). Cito aqui 2 nomes. Programa Videoclip com Eladio Sandoval e seu companheiro Contra-Regra Maluco. Eu também lembro do programa Vibração.
ResponderExcluirAlem disso alguns anos depois a emissora começou a exibir o Desenho Gênio Maluco e seu amo Zeca.
Também lembro do Perdidos da Noite apresentado pelo Faustão.
Quando divulgarão a história dos canais 11 e 13 VHF? Pretentem divulgar também a trajetória dos canais UHF (apesar destes terem um passado bem mais recente e menos importante)?
ResponderExcluir