Especial - O fracasso da RedeTV! no Rio de Janeiro (1° Parte)
http://www.tvsdorj.com/2011/08/especial-o-fracasso-da-redetv-no-rio-de_12.html
Como já foi postado anteriormente no TVs do RJ, a idéia inicial do então futuro dono da RedeTV!, Amilcare Dallevo, era instalar a sede da futura rede no Rio de Janeiro, mas, no final do mês de maio de 1999, a emissora mudou de nome e de local de geração, passou a se chamar TV! e passou a ser gerada provisoriamente no prédio da Rádio Manchete de São Paulo.
No periodo entre maio - novembro de 1999, segundo fontes na internet, o canal 6 do Rio de Janeiro simplesmente retransmitiu a programação gerada precariamente em São Paulo. Não havia sede nem mesa de corte, simplemente o sinal era recebido direto na torre do Sumaré por parabólica e retransmitido no transmissor. Esse periodo foi conturbado e a então "TV!" ficou no ar em toda rede precariamente e provisoriamente.
Segundo fontes da internet e em jornais da época, em outubro de 1999, dentro do projeto de reconstrução da rede de emissoras da antiga Rede Manchete, a futura RedeTV! aluga um andar inteiro do Teleporto na Cidade Nova, centro do Rio de Janeiro. Nessa estrutura, instalou-se toda infra-estrutura nessesária a uma pequena emissora local. Além disso, foi montado um estúdio de 150 m² para a produção do telejornal RTV!, além da redação e outras necessidades.
Assim que a RedeTV! entrou no ar, em 15 de novembro de 1999, a emissora do Rio de Janeiro entrou no ar, sendo que em nossa cidade, a imagens eram recebidas de São Paulo e repassadas ao transmissor do Sumaré via centro de produção localizada no Teleporto. O RTV! era gravado no Rio de Janeiro enviado para São Paulo e exibido para a rede.
Em alguns jornais da época, chegou-se a afirmar que os telejornais locais, inclusive o do Rio de Janeiro, entrariam no ar ainda em meados de 2000(!). O inicio da RedeTV! aqui na nossa cidade parecia promissor.
Mas não foi só isso que aconteceu. A medida que a emissora paulista enfrentava sua primeira crise, foi-se centralizando suas produções, em março de 2000, o RTV! já estava sendo gerado ao vivo de São Paulo, e as luxuosas estruturas do Teleporto foram trocadas por apertadas acomodações da Torre Rio Sul. A segunda maior praça da emissora de Amilcare Dallevo era a partir daí, simplemente foi esquecida por parte de seus donos...
Próxima postagem: O Fracasso da RedeTV! no Rio de Janeiro (2° Parte), falaremos sobre a confusa cobertura geográfica da emissora no estado do Rio de Janeiro e o primeiro jornal local exibido pela emissora em 2004. Até lá!
Uma coisa que eu lembro da entrada no ar da Rede TV! é que a imagem da Manchete era ótima, quando entrou a Rede TV! (não lembro da fase TV!) passou a ser horrível de um dia pro outro. Não sei porque já que pelo que eu soube o equipamento de transmissão continuou sendo o da Manchete.
ResponderExcluirSei que não tem nada haver com o assunto,mas nesse sábado reparei que o canal Futura aumentou a sua potência de sinal...
ResponderExcluirRealmente, a imagem do Futura tá mais forte.... aqui em casa tá quase igual a MIX TV, bem limpinha...Eles prometeram isso pro início do ano... demoraram, mas cumpriram :)Abs,Eduardo
ResponderExcluirUma vergonha total por parte dos donos da RedeTV!Amilcare disse que a futura sede seria o RJ,mas foi para SP.Atualmente,tem esse precário telejornal que é o RJ Notícias.Até quando essa TV Ômega Ltda.,razão social da RedeTV! vai tomar vergonha na cara?
ResponderExcluirAliás, falando nos canais UHF analógicos, a TV PassaPonte (canal 32) está com algum problema em seu transmissor, pois apesar do sinal está forte, não forma imagem (dá pra ouvir alguma coisa), e a Rede Gospel (canal 50) está fora do ar já a alguns dias.Abs,Eduardo
ResponderExcluir