Governo Federal estuda devolver concessões para a "TV EXCELSIOR" e "TV TUPI"
http://www.tvsdorj.com/2013/12/governo-federal-estuda-devolver.html
Será que teremos as velhas concessões de TV no ar?
Nas últimas semanas, algumas notas estão sendo postadas em sites de referencia dando conta de que o Governo Federal estaria disposta a anistiar as emissoras de televisão que tiveram suas concessões cassadas durante o regime militar. Na prática, isso significa devolver as concessões a seus donos ou herdeiros. Como já se passaram muito tempo e as frequências já são utilizadas por outros concessionários, é certo que o governo providencie outra frequência para repassar aos beneficiados pela medida.
Nacionalmente, dois casos são emblemáticos: A cassação da Rede Excelsior (1970) e a Rede Tupi (1980). No caso da Rede Tupi, o grupo empresarial dos Diários Associados poderá receber de volta suas concessões do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Belém (Os Diários Associados receberam em 1998 pela mesma medida a concessão de Recife). Já no caso da Rede Excelsior, por algum motivo ainda mal explicado, o conhecido empresário de rádios Paulo Abreu conseguiu ter em mãos a sucessão jurídica das concessões. Com a medida, receberia as concessões no Rio de Janeiro e São Paulo.
No Rio de Janeiro, os herdeiros das antigas emissoras TV Rio, com concessão cassada em 1976 e TV Corcovado, também cassada na época em 1972, poderão com a medida, requerer de volta as suas concessões. Resta saber se os herdeiros ou sucessores jurídicos dos antigos donos já estão agitando a papelada ou mesmo acompanhando esses acontecimentos. Dos grupos acima citados, somente Paulo Abreu e sua TV Excelsior estão acompanhando de perto esse processo, segundo sites especializados, o empresário luta por essas concessões há 8 anos.
Entenda o caso
Primeiramente, o Governo Federal entende que qualquer concessão de rádio ou TV cassada durante a ditadura militar, não importa o motivo, foi cassada em um período de exceção, ou seja, num período onde não havia liberdade de imprensa e tais medidas tem um certo fundo de ação arbitrária, daí a ideia de anistia. Segundo, ao devolver as concessões, o governo tende a reparar um erro cometido por aquele governo anterior. E por último, com o fim das transmissões analógicas, haverá espaço para devolver os canais sem necessidade de retirar ninguém de onde está atualmente.
Logicamente que a TV Excelsior e a TV Tupi não voltarão ao ar! Certamente após reaverem as concessões, os canais serão outros, com outro nome e outra história. Essa conversa fiada de volta de velhas concessões só serve mesmo para levantar a bandeira de reparo de erros passados. Na prática os beneficiários serão grupos de comunicação que, hoje, nada tem haver com os grupos prejudicados no passado. Um caso recente foi a venda da TV Manchete em 1999. Até o dia da publicação da transferência das concessões, os novos donos juravam que manteriam a TV manchete no ar. Depois da publicação da transferência, o papo mudou, o resto da história conhecemos bem!
Está aberto o debate aos leitores do Blog!
Acho que você quis dizer "e TV CONTINENTAL (em vez de TV Corcovado), também cassada na época em 1972".
ResponderExcluirA Tupi poderia voltar no lugar do SBT mesmo, ja que este vai perder toda força que tem assim que Silvio Santos morrer; e a Globo agradece até hoje pelo fim da Excelsior, de quem tomou a liderança e os profissionais, e realizava melhor transmissao que a RedeTV!; qualquer um faria melhor uso do canal 9 que a CNT, até a Continental ou a antiga TVJB).
Sobre a TV Rio, ela foi reativada em 1987 pela Igreja Ebenézer, não vejo necessidade de reativar, exceto pela concessão cassada retornar aos antigos donos.
Uma palavra,6 letras e uma certeza:D-U-V-I-D-O,que o Governo vai devolver as concessões cassadas!
ResponderExcluirEm tempo:a FM Sudoeste de Piraí 97,1 trocou a IURD pela IDPA,com seu programa A Voz da Libertação.
Olha, a Tupi eu não sei, depende do interesse dos Diarios Associados, mas como eles vão mal das pernas duvido que queiram reativar a emissora. Quanto a Excelsior, já estão procurando um canal em São Paulo para colocar a emissora no ar, e considerando que esse Paulo já tem uma extensa rede de rtvs pelo Brasil, já vai nascer grande a emissora. Só espero que ele faça uma tv de qualidade, não uma nova RedeTV! da vida.
ResponderExcluirA impressão que eu tenho é que esse Paulo Abreu comprou os direitos sobre a marca TV Excelsior e agora está tentando faturar com isso fazendo média com os petistas. Dificilmente terá sucesso, agora que descobriram que ele usou um laranja em uma de suas empresas...
ResponderExcluirOs Diários Associados foram indenizados nos anos 1990 (motivo até de briga entre os herdeiros de Chateuabriand e os dirigentes associados sobre o sumiço do dinheiro) e a concessão do Recife foi conquista em concorrência pública. Com relação a família Abreu, eles usam a marca Tupi em São Paulo e pretendiam (ou pretendem) "ressuscitar" a Rede Tupi. Nos anos 1990, a Folha de São Paulo denunciou as manobras para "ressuscitar" concessões caducas. Eles compravam as empresas e entravam com processo para colocar as emissoras no ar.
ResponderExcluirAbaixo link para matéria da Folha:
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm
E para a briga dos Associados:
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-1/esquina/o-pucaro-bulgaro
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/asp2003200292.htm
Ainda sobre a família Abreu (na época eles eram tucanos):
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079909.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079910.htm
Em tempo,a Rádio Clube de Recife 720 AM,com seus potentes 100 kw,depois de mais de 90 anos no ar,agora será a mais nova afiliada da Rádio Globo.
ResponderExcluirÉ o poderio da Globo. Deixei de escutá-la em sinal de protesto.
ExcluirA família Masci de Abreu foi proibida de usar o nome Tupi em suas emissoras. Decisão da justiça! Provavelmente, em virtude de ação movida pelos Diários Associados, donos da marca há décadas.
ResponderExcluirQue devolvam logo as concessões pra rede esselsior e a rede tupi
ResponderExcluirRede Tupi o nome é muito forte no Brasil, por isso o interesse em ressucitar uma marca tão forte entre os brasileiros, é apenas uma marca, não a mesma emissora que foi extinta nos anos 80, outros profissionais, outros tempos
ResponderExcluirA Rede Tupi é uma marca muito forte e ainda muito presente na memória das pessoas, mas a única que teria condições e capacidade de bater de frente com a Globo e até vir a ser a número "um" é com certeza a Excelsior. Quem não faça a minima ideia do que tenha sido a Excelsior, assistam todas as sextas na Cultura ou então aos domingos as 19hs tbm na Cultura, uma "serie" que conta a historia do surgimento e a tragetória das emissoras no Brasil e vejam o que falam da Excelsior. Pelos relatos, ela estava muito a frente de seu tempo, com produções grandiosas, uma emissora respeitada e que só crecia. A Excelsior foi meio que uma "professora" para a Rede Globo. Se esta emissora voltar com a mesma potencia que foi, vai derrubar a Globo com toda certeza, mas se vier uma Rede TV 2.O não preciso nem continuar né? kk
ResponderExcluirDeveria Ter Um Impeachment Para Colocar de Volta ao Ar as Redes de Televisão: Tupi, no Lugar da Globo e Excelsior, no Lugar da Record TV
ResponderExcluirDifícil isso acontecer so se o brasil entra no novo regime militar iqual à 1964 ai só assim eles poderiam fazer isso tirar as concessões da Globo e da Record é botar nas mãos da TUPI é da Excelsior
ExcluirGostaria muito mesmo que essas três emissoras voltassem apesar de só conhecer a rede manchete
ResponderExcluiracho que a Tv Tupi,Tv Excelsior e Tv Rio deveriam voltar ao sim.Astrês emissoras foram cassadas na ópoca dos militares...
ResponderExcluirA Tv Tupi,Tv Excelsior e Tv Rio deveriam voltar ao ar sim,quanto a Manchete é impossivel pois a REDE TV! é a própia concessão da Manchete(apenas trocaram o nome dela em 1999-quando os novos donos assumiram a Manchete(0 canal da mesma).
ResponderExcluirEsqueçam brigar ou peitar com a GLOBO,a REDE TUPI só em voltar ao ar seria mágico demais.Poderia ficar em terceiro ou quarto lugar quem liga(só os anunciantes) A TUPI poderia voltar como uma Tv pública sem vinculos comerciais(mas mesmo assim grandes marcas poderiam anunciar na emissora.Como é na Argentina o canal 7-tv Publica emissora mais antiga daquele pais.Seria Rede Tupi de televisão-uma emissora estatal,patrimonio do povo brasileiro.
ResponderExcluirÀ rede tupi no máximo ficaria em segundo lugar à tv ficaria em terceiro sbt em terceiro Record em quarto
Excluir3 grandes emissoras fechada no brasil eo pior que o governo sempre da carta branca a rede globo ai ela aproveita e faz o que quer
ResponderExcluirEstamos no ano 2019 onde esta a tupi depende dos diarios pra que ela volte
ResponderExcluirA Record Tv é a concessão da antiga Tv Rio
ResponderExcluir