Opinião: Rede 21, um resumo do passado e do futuro
Fundada em 1996, o Canal 21 que era só pra São Paulo e que em 2002 passou a se chamar Rede 21, é uma emissora do Grupo Bandeirantes que vinha uma proposta totalmente diferente dos canais de TV que existiam na época. Era uma programação estilo TV paga, porém na TV Aberta; exibindo séries como Star Trek (Jornadas nas Estrelas), SeinField, Sex and City, Jeannie é um Gênio e a Feiticeira, por exemplo, além de ter um jornalismo muito forte, programas como Jogo Aberto, hoje apresentado pela Renata Fan na BAND, começou na Rede 21.
Anuncio da Rede 21 falando das séries e jornalismo |
A partir dos anos 2000, 2001 a Rede 21 já estava enfrentando dificuldades financeiras, pois não conseguia anunciantes. Em junho de 2001 ela corta programas importantes como o Programa Secular e a emissora começa focar cada vez mais em filmes na sua programação, mas naquele mesmo ano em 14 de setembro de 2001, a crise financeira piorou e faturava menos de 300 mil reais por mês e eles acabaram arrendando 16 horas da programação para informeciais. Os informeciais ajudaram o 21 dá uma melhorada na situação financeira e em 2002 eles quiseram colocar uma nova programação diversificada passando também a se chamar Rede 21. A programação deu uma melhorada exibindo séries e até conteudos da CNN Internacional, porém, os informeciais continuaram em boa parte do dia pois é era a maior fonte de renda do canal.
Em Março de 2006 aparece a GameCorp ocupando seis horas da grade da Rede 21, com GameCorp entenda-se PlayTV. O aumento de tempo da PlayTV era gradativo, mas não conseguiu superar das 17h até 23h. Tudo parecia indo bem quando em 2008 eles rompem o contrato. Logo após a esse periodo da PlayTV, ainda em 2008, a Rede 21 contratou novas pessoas mas não durou muito tempo, logo arrendaram 22 horas da programação para Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada e liderada pelo Apóstolo Valdemiro Santiago.
O Doc 21 era o único programa produzido pela emissora na época, além disso foram colocados reprises do Jornal Terra Viva,pois as emissoras são obrigadas passar 5% da programação de telejornais. Depois foram exibidos o Info+ produzido pela Band e também o Jornal Band News.
Em 2022, a Rede 21 e a Igreja Universal do Reino de Deus, rompem o contrato. A situação foi parar na Justiça, pois o Grupo Band teve que devolver R$50 milhões de reais para Universal. O canal e a igreja travavam uma disputa judicial por causa de quebra nas clásulas do contrato.
Logo após romper com a IURD, surgiram noticias de que a Rede 21 viria com um novo projeto. O site Estreia na TV publicou em setembro de 2022 que o canal pretende dedicar oito horas de jornalismo e prestação de serviço. Outros falam que o canal pode virar um canal relacionado a empreendorismo ou jornalismo.
Em 2023, aparecem noticias que a Rede 21 estava buscando novos parceiros e também o canal começou a retransmitir o Canal Empreender que inclusive que inclusive tem dados alguns pontinhos na audiência dando 0,12. O Jornal do Empreendor é apresentado pela jornalista Milena Machado e chega empatar em alguns momentos com a Record News.
Em maio de 2023, a Rede 21 volta a transmitir conteúdo religioso desta vez produzidos pela Igreja Unida Deus Proverá; e no último dia 12 de agosto de 2023, o bispo Luciano Neves que é o líder e fundador da igreja publicou um vídeo em seu canal dizendo:
"Eu tenho uma novidade pra você de são paulo, a partir de então nós estamos com uma programação que vai do 12h ás 19h no canal 21, canal da Rede Bandeirantes de Televisão"
Veja:
A Liga Saudita vai começar! E as emoções da liga dos maiores craques do mundo estará no Grupo Bandeirantes, com transmissão da Band, Bandsports e.... CANAL 21? pic.twitter.com/0LuIMPNkrZ
— Afiliadas Band #SerieBNaBand (@AfiliadasBand) August 9, 2023
Bom, esse anúncio está informado que a Rede 21 irá transmitir os jogos do Campeonato Saudita. Isso é muito bom! E qual é a razão do título deste texto estar "OPINIÃO"? Pois é uma dedução minha e eu posso até estar errado, mas se você reparar você pode reparar que praticamente todo histórico da Rede 21, ela tem uma mescla de programação, eles passam Canal Empreender, Band News, Terra Viva, por qual razão lançariam um canal de esportes 24h na TV Aberta? Esse canal de esportes pode até acontecer e além do Campeonato Saudita, a Rede 21 poderia exibir Fórmula 1, 2 e 3 e eventos que são transmitidos pelo BandSports se os contratos permitirem evidentemente. Outra coisa que o pessoal não percebeu é o horário que o bispo Luciano alugou é de 12h ás 19h, mesmo horários dos jogos ao vivo, será que esse aluguel tem quanto tempo de contrato? Os jogos serão reprises? Não sei. Será que eles assinou só por um mês? Pois a Rede 21 tem previsão de estreia dos jogos em 15 de setembro.
Obviamente que eu torço bastante para que a programação da Rede 21 seja de esportes e quem sabe mesclada com jornalismo forte, isso seria muito bom para o Grupo Bandeirantes e também para nós telespectadores, mas como criador desse texto e sendo estudante de jornalismo, meu dever é passar as informações corretas, mas também fazer você parar e pensar. Será que essa ideia de montar um canal de esportes 24h como estão dizendo por aí faz sentindo ou a Rede 21 vai continuar mesclando conteudo alugados para faturar e dividir com programação própria, esportes e jornalismo.
Vamos ver, vamos aguardar as cenas dos próximos capitulos
Aqui no Rio nem sonhando...so se a Band abrir o 7.2 e jogar a Rede 21 la...nao se pode confiar muito porque de repente essa Igreja fica o dia todo e o canal vai novamente pro espaco...
ResponderExcluirEmbora que a Rede 21 já esteve no Rio de Janeiro no canal 54 UHF de Janeiro de 2004 até meados de 2006. Na época tinha uma programação razoável, mas assistivel.
ExcluirSe depender dos Saad, do prejuízo que tomaram por causa de um certo Fausto Silva, além de pormenores, é bem capaz de colocar o 21 pra arrendar pra alguma igreja. Houve boatos de que o RR Soares estaria interessado em arrendar 22 horas da grade de programação pra sua IIGD.
ResponderExcluirIsso não vai demorar...